Pesquisar neste blog/web:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Marketing no futebol


De poucos anos atrás até os dias de hoje, os quatro grandes clubes de futebol da cidade do Rio de Janeiro - Brasil, vêm apostando forte em esquemas de marketing, visando tornar os clubes em uma grande marca. De maneiras diferentes e parecidas, os departamentos de marketing de cada um trabalham em cima das imagens de jogadores repatriados, que são os casos de Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense, que trouxeram para os times, Juninho Pernambucano e Felipe (ambos do Vasco da Gama) e Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves (ambos do Flamengo) e Fred (Fluminense) e com isso, possuem um grande poder de lucro com as vendas de camisas e também servindo de ''janela'' para que os patrocinadores possam depositar grande quantia em dinheiro para expôr suas marcas nos unfiformes. Já o Botafogo, entre os quatro grandes, é o clube que mais tem se esforçado e vem obtendo sucesso nas apostas de marketing. Com certa facilidade de criar ídolos, o departamento de marketing do clube investe pesado nos nomes de Loco Abreu, Maicossuel e Jéfferson. Maicossuel, por se tratar de um ídolo que ficou pouco tempo no clube e possuir o carinho de toda torcida, teve uma negociação complicada e o clube soube aproveitar a imagem do atleta. Criou boneco e aproveitou a pouca idade do atleta e sua imagem, para atrair torcedores jovens, fazendo também, com que assim, a venda da camisa mística utilizada pelo próprio (número 7, camisa usada pelo eterno jogador das pernas tortas, Mané Garrincha). Com Jéfferson, por ser um grande goleiro e por frequentemente, estar sendo convocado para a seleção brasileira, vem usando bastante a imagem do atleta para fins lucrativos para o clube e também para atrair mais torcedores. Já, o recente ídolo El Loco Abreu, atacante também da seleção Uruguaia, ganhou boneco, camisa em homenagem ao Clube junto com a cor azul celeste da seleção que defende, revistas e o uso da imagem de maneira inteligente para induzir a venda de produtos do clube e também na intenção de atrair torcedores. Também lançam camisas ''retrô'' de atletas que já jogaram pelo clube e são ídolos até hoje. Mas não para por aí! Recentemente, o clube ''contratou'' um novo mascote, um dirigível chamado ''caçador'', que sobrevoa o campo antes da partida. Utiliza também, de maneira inteligente, o estádio que o clube detém direitos, de nome João Havelange, ou o famoso ''Engenhão'', que é uma ótima janela para os patrocinadores divulgarem suas marcas. Os quatro clubes vem fazendo um papel bonito também dentro de campo e conquistando boas posições no campeonato brasileiro, coisa que há muito tempo não se via na competição.

Pense menos, atue mais.

Ramon Goggin

Nenhum comentário:

Postar um comentário