Pesquisar neste blog/web:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Filhos de Gandhi

Queridos leitores, adeptos e curiosos do blog, estive hoje em um evento cultural, na cidade do Rio de Janeiro, mais exatamente na zona norte da cidade, na Cinelândia, próximo ao centro da cidade, voltado para praticantes e curiosos das religiões de Umbanda e Candomblé, com a finalidade de ir até a Baía de Guanabara, na Praça XV (Quinze) para dar presentes e oferendas ao orixá Iemanjá - a rainha do mar. Este grande evento, que em dia de semana, e em um horário considerado ''cedo'', movimenta tantas pessoas como vocês podem ver no vídeo, é um evento para ser elogiado e comentado. Esta grande reunião de pais, mães e filhos de santos, de curiosos e de adeptos da religião, ocorre todo dia dois de fevereiro (que é o dia de Iemanjá) ininterruptamente, desde 1966 (Mil novecentos e sessenta e seis)!

Conheça um pouco mais sobre os idealizadores deste belo e grandíssimo evento cultural:
Sempre apoiando, desenvolvendo, gerando e preservando a cultura afro-brasileira; através da música, da arte e da cultura. Busca cada vez mais se integrar nas multi-manifestações da cultura popular brasileira.
Um dos primeiros blocos afro do Rio de Janeiro. Fundado em 1951 (Mil novecentos e cinquenta e um), pouco se tem notícia sobre seus idealizadores. Sabe-se porém que o fato se deu por iniciativa de trabalhadores da zona do cais do porto do Rio de Janeiro, moradores dos bairros, principalmente, Saúde e Gamboa, influenciados e sob orientação de alguns integrantes do Ijexá Filhos de Gandhi, fundado na cidade de Salvador, na Bahia, em 18 de fevereiro de 1949.

Mais informações:

Um comentário:

  1. Lindo D+! Parabéns pela explêndida postagem!
    Em nome do nosso presidente Sr Carlos Machado, agradecemos pela sua presença e força!

    Um forte abraço irmão!
    #EstamosJuntosEMisturados

    Ajaiô! @;-)

    ResponderExcluir