Pesquisar neste blog/web:

segunda-feira, 26 de março de 2012

BARMAN & BARTENDER

Boa tarde meus queridos leitores! Hoje vou comentar sobre um trabalho super valorizado e respeitado dentro da área de eventos. Sobre Barman e Bartender. Esta profissão teve início nos anos 30 (trinta), onde os bares eram ilegais e montados em porões secretos e barrados por portas de aço. Esses locais eram conhecidos como ''Speak case'' (''falem baixo''), onde a bebida era vendida livremente. O barman era homem de confiança da máfia e por isso, ficava responsável não só pelas bebidas como também pelo sigilo e segurança econômica do bar. As características de um barman iam além da responsabilidade organizacional, tinha que ser também, dissimulado, elegante e discreto e possuir raciocínio rápido e criatividade. Um certo dia, ao serem abordados por oficiais, o barman adicionou suco de laranja aos copos de vodka e serviu aos oficiais, que perguntaram que bebida era aquela, onde ele prontamente afirmou:
- SUCO DE LARANJA!
Naquele dia, ele não somente salvou o bar, como também dava origem à coquetelaria.

Existem duas classes de barman:
- Barman clássico: Conhece a origem das bebidas, composição, propriedades, histórias, características, efeitos no organismo e o potencial gastronômico. Sabem preparar diversos coquetéis e criam suas próprias receitas. São profissionais com mais tempo de trabalho e geralmente trabalham com trajes sociais e falam mais de um idioma.

- Barman contemporâneo: Possui todos os conhecimentos do barman clássico, porém, trabalha como ''free style'' (estilo livre). O que o torna diferenciado é que possui conhecimento mais aprofundado de todas bebidas. Vestem-se de maneira elegante e criam novos aromes, sabores e consistências.

E este trabalho possui também outras vertentes, também dividas em duas classes, conhecidas como:

- Bartender ''free style'': Fazem uso de malabarismo, pirofagia, acrobacias e mágicas. O malabarismo com as garrafas, conhecido como ''flair'', é o atrativo e atinge grande popularidade. Vestem-se de forma a agradar o público jovem, fazendo uso de bandanas, boinas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos.

- Nightclub Bartender: É o profissional que dá prioridade do trabalho às boates, eventos open-bar e grandes eventos como raves e shows. Geralmente os drinks oferecidos são coquetéis simples e montados, como sex on the beach e blue lagoon. Vestem-se de acordo com o evento e podem desenvolver seu trabalho, envolvendo-se com a improvisação de coquetéis, adaptando clássicos e criando novidades, conforme o gosto do cliente.

Aos maiores interessados, existe curso para profissionalização nas sedes do SENAC-RIO, já com início previsto para o dia vinte e oito deste mês, na unidade que possuem no Bairro de Copacabana-RJ.
Quem estiver interessado, vale a pena fazer o curso!


Pense menos, atue mais

Ramon Goggin

Um comentário: